Câmara dos EUA vota a favor do impeachment contra Trump

   13/01/2021   •
  5

 min de leitura

A Câmara dos Estados Unidos votou pela abertura do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. A maioria simples de votos necessários para que o pedido fosse aceito, 217 votos, foi atingida na tarde desta quarta-feira, 13. A votação segue acontecendo, com placar de 231 votos a favor e 197 contra. 

Além dos democratas, que têm maioria na Câmara, foram ao menos dez votos de republicanos a favor do impeachment até às 18h30. Pela manhã, a expectativa eram de seis votos abertamente contra Trump.

Com a votação, Trump se torna o primeiro presidente a ter dois processos de impeachment abertos contra si, o primeiro em janeiro de 2020.

O pedido foi motivado pela invasão ao Congresso dos Estados Unidos, ocorrida na semana passada por apoiadores de Trump. A justificativa do processo de impeachment é que Trump tenha incitado a “ressureição” dos manifestantes, com publicações e declarações antes da invasão.

A votação desta quarta-feira acontece somente uma semana após as cenas de violência no Capitólio, em 6 de janeiro. Faltam também apenas sete dias para que Joe Biden tome posse, marcada para 20 de janeiro.

O impeachment vai agora ao Senado, que julgará se Trump é culpado das acusações. No Senado, o cenário é mais complexo. Os democratas têm maioria na Câmara e, além disso, a Casa só exigia maioria simples para o impeachment. No Senado, serão precisos dois terços dos senadores.

Embora os democratas tenham ganhado uma pequena maioria com a vitória de dois senadores na Geórgia, a vantagem ainda será muito pequena. Será preciso que ao menos 17 republicanos dos 100 senadores votem contra Trump.

Em janeiro do ano passado, em um rito muito mais demorado do que dessa vez, o primeiro processo de impeachment de Trump foi aprovado pela Câmara democrata, quando o presidente foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso. Na sequência, o Senado, de maioria republicana, votou contra ambos os casos.

*Mais informações em instantes

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fique por dentro de tudo!

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Outras notícias

Entre em contato