Ibovespa futuro sobe em meio a otimismo com pacote de estímulo americano

   16/12/2020   •
  5

 min de leitura

O Ibovespa futuro abriu em alta nesta quarta-feira, 16, estendo os  ganhos da sessão anterior, quando zerou as perdas do ano. No mercado, investidores seguem otimistas com a possibilidade de o Congresso americano chegar a um acordo sobre o pacote de estímulo. Na véspera, líderes dos partidos Republicano e Democrata se reuniram para discutir detalhes da medida. Após a reunião, o senador Mitch McConnell, líder da maioria republicana do Senado, afirmou que as conversas foram produtivas. Chuck  Schumer, líder da minoria democrata do Senado, também sinalizou avanços. “Espero que possamos chegar a um acordo em breve”, disse ao Politico. Acompanhe a cobertura abaixo.

Como estímulos econômicos nos EUA afetam seus investimentos no Brasil? Descubra e invista melhorcom a assessoria do BTG Pactual digital

Menor do que o pacote de mais de 2 trilhões de dólares sugerido por democratas antes das eleições, pelos termos atuais, o incentivo deve girar em torno de 750 bilhões de dólares, sendo parte do montante destinado a programas de auxílio a desempregados e de empréstimos a pequenas empresas. A expectativa é de que o estímulo seja aprovado ainda neste ano. Nos Estados Unidos, os índices futuros avançam, indicando uma abertura em níveis recordes em Nasdaq, enquanto as bolsas sobem na Europa.

Dados da economia europeia também reforçam o tom positivo dos mercados. Mesmo em meio à segunda onda de coronavírus, os índices de gerente de compras (PMIs) de dezembro vieram acima das expectativas no continente. Na Zona do Euro, o PMI industrial ficou em 55,5 pontos, acima da linha dos 50 pontos que delimitam a expansão da contração da atividade e superior aos 53 pontos estimados. Na Alemanha, o PMI industrial ficou ainda maior, em 58,6 pontos. Por outro lado, mesmo que acima do esperado, o PMI de serviços mostrou alguma fragilidade, ficando em 47,3 pontos. No país, novas medidas de isolamento foram retomadas para frear a propagação do vírus.

No radar dos investidores também está a decisão de juros dos Estados Unidos, que será anunciada às 16h. Enquanto a manutenção do intervalo entre 0% e 0,25% é dada como certa, o pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, é bastante aguardado. Parte do mercado acredita em algum sinal de novos estímulo por meio de aumento da recompra de títulos, embora outra descarte a possibilidade. Por outro lado, mesmo sem novos estímulos por parte do Fed, Powell deve voltar a falar da necessidade de aprovação de um pacote fiscal para impulsionar a retomada do mercado de trabalho americano.

No cenário local, Brasília deve receber as atenções dos investidores, com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. De forma excepcional, o texto irá a votação antes de passar pela Comissão Mista de Orçamento e será avaliado diretamente em Plenário por deputados e senadores. No governo, a expectativa é de que a LDO seja aprovada sem grandes complicações.

Mas apesar do tom positivo nas bolsas de valores, no câmbio, o dólar é negociado de forma mista contra moedas emergentes, perdendo força frente ao peso mexicano e à lira turca, mas ganhando perante o rublo russo e a rúpia indiana. No Brasil, a moeda americana volta a subir.

The post Ibovespa futuro sobe em meio a otimismo com pacote de estímulo americano appeared first on Exame.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fique por dentro de tudo!

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Outras notícias

Entre em contato